Técnica de implantes para dentaduras revoluciona a odontologia

Diminuindo a quantidade de cirurgias necessárias, tratamento ALL-ON-4 utiliza tecnologia para eliminar riscos para usuários de dentaduras ou próteses móveis. Através da avançada tecnologia de cirurgia guiada é possível realizar tratamentos de implantes dentários


Créditos: Freepik

A técnica de implantes dentários ALL-ON-4, que devolve dentes fixos aos usuários de dentadura ou próteses móveis em poucos dias sem enxertos ósseos, revolucionou a odontologia, criando um divisor de águas no tratamento de implantes.

Se antes eram necessárias várias cirurgias e esperar meses, ou até anos, para concluir o tratamento, esse prazo se transformou em dias (em alguns casos, apenas um dia) para que o paciente saia com sua prótese fixa, recuperando a função mastigatória e uma série de outros benefícios, dentre os quais a autoestima recuperada e o convívio social.

Perda de dentes: um problema que acomete milhões de brasileiros

Mais de 13 milhões de pessoas no Brasil sofrem com o problema de atrofia óssea (perda de osso), tendo que recorrer ao uso de dentaduras e próteses móveis. Muitas delas não fazem o tratamento por desconhecer essa técnica, que no Brasil é recente. Na Europa e demais países, ela já é utilizada desde 1993.

Outros motivos também impediam que muitos pacientes aderissem a essa técnica, dentre as quais:

• Fobia de procedimentos cirúrgicos;

• Pacientes diabéticos;

• Pacientes com problemas cardíacos;

• Pacientes com idade avançada;

• Pacientes que tomam anticoagulantes.

— Com a avançada tecnologia da cirurgia guiada, esses motivos deixam de ser barreiras para que os pacientes possam ter acesso à técnica ALL-ON-4 – afirma o Dr. Vanderlim Branco Camargo, referência em implantes ALL-ON-4 e zigomáticos na América Latina e Diretor da Rede CIIPO de Clínicas Odontológicas.

— Em 27 anos de experiência, presenciei o avanço da implantodontia e a combinação da técnica ALL-ON-4 com a utilização de guias cirúrgicos, dispensando a anestesia geral e minimizando os desconfortos pós-cirúrgicos representa um dos maiores avanços na área. É o procedimento ideal para pacientes diabéticos, cardíacos ou que tem fobia de procedimentos cirúrgicos ou que tomam anticoagulantes — ressalta.

Entenda como acontece a cirurgia guiada

Através da avançada tecnologia de cirurgia guiada é possível realizar tratamentos de implantes dentários para usuários de dentaduras e próteses móveis que possuam pouca ou nenhuma atrofia óssea sem pontos e com recuperação imediata.

Isso é possível graças ao avanço tecnológico, e envolve as seguintes etapas:

• É feita uma tomografia computadorizada tridimensional de toda a arcada dentária do paciente.

• O cirurgião dentista planeja virtualmente a cirurgia, num avançado software de simulação cirúrgica, avaliando todas as possibilidades e escolhendo os componentes, a posição e a inclinação ideal, além dos locais que serão implantados.

• Com o planejamento concluído, é confeccionada uma guia cirúrgica, que orientará o cirurgião onde instalar os implantes. A guia contém orifícios nos locais exatos determinados pelo planejamento cirúrgico feito previamente.

• Os implantes são instalados, e em até três dias, a prótese fixa é finalizada.

   

Principais vantagens da cirurgia guiada

• Procedimento minimamente invasivo: são feitas microcirurgias;

• Dispensa pontos;

• Sem trauma cirúrgico;

• O procedimento é realizado em 30 min a 1 hora, em geral no próprio consultório;

• A anestesia é local;

• Não há inchaço pós-cirúrgico;

• Desconforto pós-cirúrgico mínimo.

O conceito de tratamento All-on-4® é uma solução econômica e sem enxertos que disponibiliza aos pacientes uma prótese fixa de arcada completa no dia da cirurgia.

Conclusão sobre o tratamento dentário all on four

O conceito do tratamento anteriormente descrito é não só o de acelerar todo o processo que envolve a sua aplicação assim como o de evitar os enxertos ósseos.
Nos nossos centros de implantologia consideramos importante em alguns casos aumentar o suporte da prótese fixa com o aumento do número de implantes orais introduzidos. No maxilar superior aconselhamos na maioria dos casos clínicos cinco ou seis parafusos de titânio com o objetivo de assegurar a longevidade e a estabilidade do tratamento.