Por que a gengiva sangra quando passamos fio dental?
O uso do fio dental não provoca o sangramento gengival, isto ocorre devido ao estado inflamatório em que se encontram os tecidos, resultado do acúmulo de bactérias e cálculo dental (tártaro), deixando a gengiva avermelhada e inchada. Essa inflação é chamada de gengivite. Ausência de sangramento e uma coloração rosada são sinais de uma gengiva saudável. Quanto mais frequente for o uso do fio dental, menor será a possibilidade de ocorrer sangramento na gengiva.
Como tratar a gengivite?
O mais indicado é evitar a evolução deste processo através de uma higiene bucal adequada (escovação e fio dental), limpezas profissionais freqüentes e remoção de excessos de restaurações, que também irritam a gengiva.
O que é retração gengival?
A retração é o deslocamento da gengiva que provoca a exposição da raiz do dente. Ela pode ser causada por diversos fatores, os mais comuns são: fricção exagerada com a escova, movimentação ortodôntica, inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, posição alta dos freios labiais, pouca espessura do osso que recobre a raiz dos dentes, entre outros.
O que é tártaro?
É a placa bacteriana endurecida pela precipitação dos sais minerais na saliva. Tal como na placa bacteriana, no tártaro existe uma abundante presença de bactérias. Para eliminar o tártaro é necessário que se realize uma limpeza pelo dentista. A remoção do tártaro faz-se hoje com o recurso ao ultrassom. O uso do ultrassom aplicado à remoção de cálculo dentário é sem dúvida uma grande descoberta na odontologia; é um método indolor que rapidamente elimina o tártaro ou cálculo dentário, e consequentemente a gengivite e a reabsorção óssea.